quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Moneyball: O Homem que Mudou o Jogo

Dirigido por Bennett Miller, escrito por Steven Zaillian e Aaron Sorkin, e estrelado por Brad Pitt, Jonah Hill e Philip Seymour Hoffman, Moneyball (O Homem que Mudou o Jogo) é baseado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game (A Arte de Vencer um Jogo Injusto) de Michael Lewis, que por sua vez é baseado na história real de Billy Beane, vice-presidente e gerente geral do time de baseball Oakland Athletics, um time considerado pequeno dentro da Major League. O filme retrata o desafio de Beane (Pitt) em montar um time competitivo apesar dos poucos recursos financeiros na temporada de 2002. Para isso, conta com a ajuda de seu jovem gerente assistente, Peter Brand (Hill), que o apresenta à uma sofisticada técnica de análise estatistica de jogadores, técnica essa que carrega o nome original do filme.

Como qualquer outro filme sobre esportes americanos, quem não estiver por dentro das regras basicas e fundamentos do baseball e suas estatísticas, corre o risco de não entender muito bem algumas partes da estória. Fãs do esporte vão adorar assistí-lo e isto é fato, pois o fime retrada com bastante precisão, os bastidores de um evento decisivo que serviu como um divisor de águas para o esporte e para a montagem de seus times.

A técnica utilizada na montagem do time de Billy Beane, pode ser utilizada em qualquer área de negócios, no que diz respeito à montagem de uma equipe e o filme ganha bastante credibilidade por transmitir isto de forma bem clara e natural.

Um dos pontos fortes do filme é sua montagem, comandada pelo indicado Christopher Tellefsen, principalmente nos momentos dos jogos. A interpretação de Brad Pitt é muito boa e, apesar de não ser a melhor de sua carreira, mereceu a indicação como melhor ator. Não é favorito, caso vença, será um prêmio muito mais pelo conjunto da obra em sua carreira do que pelo filme em sí. Já a indicação de Jonah Hill é no minimo engraçada, não pela interpretação que foi bem executada, mas quem se acostumou a ver suas interpretações em comédias sem grandes pretenções, podera estranhar ver seu rosto entre os melhores atores atores coadjuvantes do ano.

Indicações:
Melhor Filme
Melhor Ator: Brad Pitt
Melhor Ator Coadjuvante: Jonah Hill
Melhor Roteiro Adaptado: Steven Zaillian, Aaron Sorkin e Stan Chervin
Melhor Montagem: Christopher Tellefsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário