sábado, 2 de abril de 2011

Filme da Semana - 127 Horas (2010)

    Para começar com classe, vamos falar a respeito do melhor filme (na opinião deste blog) desta última temporada de premiações e não, eu não estou me referindo ao também ótimo "Discurso do Rei" mas sim do singelo porém majestoso "127 Horas" do diretor Danny Boyle.

    Para quem acompanha a carreira deste diretor, relativamente novo na indústria, desde Cova Rasa (1994) e do lunático, porém interessantíssimo Trainspotting (1996), após assistir 127 Horas ficará com a impressão de que o sr. Boyle está se esforçando ao máximo para se redimir de Sunshine - Alerta Solar (2007) onde tenta nos embarcar em uma fantástica (nem tão fantástica assim) jornada de uma trupe de astronautas tentando reascender um sol morimbundo, antes que toda vida na terra seja extinguida, utilizando uma poderosa bomba nuclear (não mais potente quanto o próprio filme).

    Em 127 Horas, acompanhamos a incrível e emocionante experiência verídica do alpinista Aron Ralston que, em maio de 2003, ao percorrer sozinho os desfiladeiros do Grand Canyon sem ter avisado ninguém sobre seu destino, acaba sofrendo um acidente que o faz ficar com o braço direito preso entre uma rocha e a parede do desfiladeiro. Com poucos equipamentos, pouca água e comida, uma câmera filmadora e outra fotográfica, Aron registra a todo instante toda sua agonia durante os 5 dias e meio em tal situação. O uso destas câmeras dá um toque de documentário, transmitindo muito realismo às cenas (um detalhe interessante: a câmera utilizada por James Franco em cena é a mesma câmera utilizada por Aron nos dias em que esteve preso à rocha).

    O filme consegue transmitir ao espectador com eficiência, todas as sensações sentidas pelo protagonista como sede, fome, frio, o cansaço bem como as alterações psicológicas ao longo das horas, suas visões e reflexões. Para os espectadores mais sensíveis à experiencia, é impossível não sentir vontade de tomar um belo litro de água no decorrer do filme. Uma sensação claustrofóbica é evidente através da utilização de ângulos apertados e grandes closes em James Franco durante grande parte do filme.

    Se tratando das cenas, verdade seja dita, James Franco reinou! Em uma das grandes interpretações deste último ano, contribuiu de forma extraordinária em conjunto com os demais elementos na construção desta verdadeira obra prima, tornando muito fácil aos espectadores se sensibilizarem e se identificarem ao personagem. E não é qualquer interprete que consegue corresponder à grandes closes durante muito tempo. Danny Boyle soube muito bem como administrar este tipo de filmagem, permitindo uma liberdade de interpretação à James Franco, que chegava a permanecer em cena em takes de 15 à 20 minutos sem cortes, sendo filmado por vários ângulos diferentes ao mesmo tempo, realmente vivendo o personagem, como por exemplo na cena crucial do filme (ok, sem spoilers aqui).

    Com 127 Horas, Danny Boyle comprovou o que já vinha demonstrando com "Quem Quer Ser um Milionário" (2008): que é o grande rei do clímax do momento. Sabe com maestria mergulhar os espectadores em uma profunda tensão, recheada de reflexões e auto-conhecimento que acertam como um soco no estômago, e os regata das profundezas lançando-os de uma só vez de volta à tona, assim como os próprios protagonistas, de forma triunfante.

    De forma simples e bem criativa, com elementos bem encaixados e uma ótima trilha composta pelo idiano A. R. Rahman que ajuda a ditar o ritmo do filme (este que dá um show em muita palestra motivacional diga-se de passagem), 127 Horas ensina e emociona, tanto quanto a experiência retratada ensinou o próprio Aron Ralston, que hoje em dia sempre avisa para onde vai.

    Definitivamente Danny Boyle, agora sim você está desculpado.




Quem ainda não viu corra ver pois vale a pena, quem já viu, comente o que achou.

Filmes relacionados:
Por um fio (2002)
Na Natureza Selvagem (2007)

Caso você conheça algum filme relacionado a este, mande em seu comentário.

6 comentários:

  1. Primeiro! Hehe, não podia deixar passar =P

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ver este filme. Vi uma entrevista muito legal com o Aron Ralston no GNT.

    ResponderExcluir
  3. Essa filme eh f***... te leva a sensações extremas... merecia e muito ter levado um oscar... pelo menos por melhor edição. =~~

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog!!

    Se eu já queria muito ver este filme, depois desse exto vou chegar em casa e criar raízes em frente a TV...

    Depois posto meus pareceres.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Bah que show! Não vi ainda o filme. Mas agora com certeza vou ver!
    Parabéns Arthur!

    ResponderExcluir
  6. Aí Arthur, muito, muito legal o seu blog... inteligente,nítido e instigante. Você foi preciso na descrição das sensações e emoções que "127 horas" nos faz perceber, sem contar o apanhado de informações que deixa o gostinho de quero mais, ou mesmo, quero ver de novo. Parabénssss!

    ResponderExcluir