quarta-feira, 20 de abril de 2011

Clássico da Semana - Clube dos Cinco (1985)

Clube dos Cinco não é apenas um clássico do cinema, mas uma das duas maiores referencias se tratando de filmes com temas adolescentes (dos anos 80/90 é claro) influenciando muitos outros filmes do mesmo gênero que surgiram depois.

O clube do café da manhã, na tradução literal do título original (The Breakfast Club) é composto por cinco adolescentes com características bem diferentes, porém, com todos os medos e incertezas de um adolescente comum. Devido ao mal comportamento, os cinco jovens são forçados a permanecer de castigo na biblioteca da escola por 8 horas em um sábado e, durante este período, escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de sí mesmos. A medida em que o dia passa e claro, enquanto não cumprem as regras de seus castigos, passam a se conhecer melhor e refletir sobre suas vidas, deixando de lado os clichês e estereótipos que representam, como um cérebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso.

Definitivamente, o Clube dos Cinco é uma bela obra escrita e dirigida por John Hughes, o grande mestre do gênero. Hughes que também responsável pela outra grande referência deste tema, e porque não dizer "A" maior referencia e com certeza um dos filmes mais marcantes dos anos 80, Curtindo a Vida Adoidado (1986) que fez com que Ferris Bueller reinasse as sessões da tarde durante muitos anos.

John Hughes não só marcou seu nome na história do cinema com estes dois filmes, marcou toda uma geração, imortalizada em seus personagens.

Verdade seja dita, vislumbro com nostalgia a época em que filmes adolescentes divertiam, passavam uma mensagem interessante e não eram recheados de romances sobrenaturais baratos e diálogos chulos. Mas os tempos mudam e o que antes foi um grande lançamento da cultura pop, hoje figura na sessão de filmes cults.



Filmes Relacionados:
Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off) - 1986

Comentem, opinem e mandem suas sugestões de filmes relacionados.

2 comentários:

  1. Esse filme é quase um Ground Zero da BOM cinema adolescente... Impossível não se identificar com todos os cinco e momentos alternados do filme... Me dá a impressão de ser um auto retrato fragmentado do J.H....

    Com um destaque FODA para a super "Don't you (forget about me) do Simple Mids, escrita especialmente para o filme que até hoje nos faz levantar a mão de punho cerrado...

    Parabéns pelo post e pelo blog Mano!! FODAAA

    ResponderExcluir
  2. posta o link do filme online para q possamos ver.

    ResponderExcluir